As duas faces da guerra ou da história tecida entre memórias

Autores/as

  • Morgana Gama de Lima Universidade Federal da Bahia Brasil
  • Francisco Alves Júnior Universidade Federal da Bahia Brasil

Resumen

Partindo da importância de documentários históricos no processo de reconstituição de memórias coletivas, sobretudo, em cenários de censura e perseguição política, o presente artigo busca, a partir de uma análise sobre o documentário As duas faces da guerra (Diana Andringa e Flora Gomes, 2007), discutir o tensionamento entre aspectos objetivos e subjetivos que atravessam a produção de documentários de natureza histórica, observando em que medida a utilização de estratégias convencionadas como legitimadoras do discurso (uso de entrevistas, imagens de arquivo) podem interferir na intencionalidade histórica do documentário.

Palavras-chave: documentário, testemunho, memoria, As duas faces da guerra.

Las dos caras de la guerra o la historia entretejida com memorias

Resumen: Partiendo de la importancia de los documentales históricos en el proceso de reconstitución de memorias colectivas, sobre todo, en escenarios de censura y persecución política, el presente artículo busca, a partir de un análisis sobre el documental, Las dos caras de la guerra (Diana Andringa y Flora Gomes, 2007), discutir el tensamiento entre aspectos objetivos y subjetivos que atraviesan la producción de documentales de naturaleza histórica, observando en qué medida la utilización de estrategias convenidas como legitimadoras del discurso (uso de entrevistas, imágenes de archivo) pueden interferir en la intencionalidad histórica del documental.

Palabras clave: documental, testigos, la memoria, Las dos caras de la guerra.

The Two Faces of the War or History Interwoven with Memories

Abstract: Considering the importance of historical documentaries in the construction of collective memory, especially in times of censorship and political persecution, and based on the documentary The Two Faces of the War (Diana Andringa and Flora Gomes, 2007), this article discusses the tension between objective and subjective aspects interwoven in the production of historical documentaries, underscoring the way that strategies used to legitimate discourse (such as interviews and archival images) may in fact interfere in the historical intentionality of the documentary.

 Key words: documentary, testimonial, memory, The Two Faces of the War.

Fecha de recepción: 15/01/2019

Fecha de aceptación: 17/08/2019

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Biografía del autor/a

Morgana Gama de Lima, Universidade Federal da Bahia Brasil

Doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com período de estágio doutoral na Universidade de Beira Interior (UBI), bolsista CAPES/PDSE - processo nº. 88881.189087/2018-01, membro do Laboratório de Análise Fílmica (LAF). E-mail: morganagama@gmail.com

Francisco Alves Júnior, Universidade Federal da Bahia Brasil

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisador do Grupo de Estudos em Experiência Estética, Comunicação e Artes (GEECA), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB. Foi curador do CineFacom, do I Festival Tela Universitária de Cinema (2018) e fez parte da Assessoria de Comunicação da Mostra Itinerante de Cinema Negro - Mahomed Bamba (2018). E-mail: chicoalv@gmail.com

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Publicado

12-12-2021

Cómo citar

de Lima, M. G., & Alves Júnior, F. (2021). As duas faces da guerra ou da história tecida entre memórias. Imagofagia, (20), 41–65. Recuperado a partir de https://asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/104
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