A simbologia religiosa no cinema de Ana Carolina: diálogos com Luis Buñuel e Glauber Rocha

Autores/as

  • Erika Amaral Universidade de São Paulo Brasil

Resumen

Este artigo propõe uma análise dos usos da simbologia religiosa na obra da diretora brasileira Ana Carolina, através dos quais podemos engendrar relações com o cinema de Luis Buñuel e de Glauber Rocha. Com o objetivo de compreender as possíveis aproximações entre os três realizadores, em especial através da representação da figura de Jesus Cristo, debruçamo-nos sobre os filmes Das tripas coração (Ana Carolina, 1982) e O dragão da maldade contra o Santo Guerreiro (Glauber Rocha, 1969).

Palavras-chave: Ana Carolina, Glauber Rocha, Luis Buñuel, simbologia religiosa, cristologia.

La simbología religiosa en el cine de Ana Carolina: diálogos con Luis Buñuel y Glauber Rocha

Resumen: Este artículo se propone analizar los usos de la simbología religiosa en las películas de la directora brasileña Ana Carolina, que se relacionan con el cine de Luis Buñuel y de Glauber Rocha. A fin de comprender las aproximaciones posibles entre los tres realizadores, especialmente a través de la representación de la figura de Jesucristo, el análisis se concentra sobre los filmes Das tripas coração (Ana Carolina, 1982) y O dragão da maldade contra o Santo Guerreiro (Glauber Rocha, 1969).

Palabras clave: Ana Carolina, Glauber Rocha, Luis Buñuel, simbología religiosa, cristología.

The religious symbology in Ana Carolina’s cinema: dialogues with Luis Buñuel and Glauber Rocha

Abstract: This article explores the use of religious symbolism in the cinematography of Brazilian filmmaker Ana Carolina, which may be related to the production of Luis Buñuel and Glauber Rocha. In order to understand the possible similarities among the three directors, we focus on the filmic representation of Jesus Christ in Ana Carolina’s Heart and Guts (Das tripas coração, 1982), and Glauber Rocha’s Antonio das Mortes (O dragão da maldade contra o Santo Guerreiro, 1969).

Key words: Ana Carolina, Glauber Rocha, Luis Buñuel, Religious Symbolism, Christology.

Data de recepção: 05/12/2018

Data de aceitação: 11/06/2019

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Erika Amaral, Universidade de São Paulo Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) com o processo de nº 2018/13482-7. Integrante dos grupos de pesquisa História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação (CNPq) e Mirada - Estudos de Gênero e Audiovisual. Bacharela em Ciências Sociais (FFLCH-USP) e licenciada em Artes Visuais (FMU). E-mail: erika.amaral.pereira@usp.br

Descargas

Publicado

12-12-2021

Cómo citar

Amaral, E. (2021). A simbologia religiosa no cinema de Ana Carolina: diálogos com Luis Buñuel e Glauber Rocha. Imagofagia, (20), 90–119. Recuperado a partir de http://asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/106

Número

Sección

Pasados