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Alberto Cavalcanti e as multiversões: análise de A canção do berço

Belisa Figueiró

Resumen


Este artigo apresenta o contexto em que foram realizadas as multiversões ou Multiple-Language Version (MLV) pelos estúdios de Hollywood, com especial atenção à produção da Paramount na cidade de Joinville, na França, onde foi realizada a versão do primeiro filme sonoro em língua portuguesa: A canção do berço (1930), dirigido por Alberto Cavalcanti. Também analisa a repercussão do longa-metragem na revista brasileira Cinearte

Palavras-chave: Alberto Cavalcanti, A canção do berço, Paramount, cinema sonoro, multiversões.

Abstract: This article focuses on the background of the Multiple-Language Versions (MLV) made by Hollywood studios. It pays special attention to the production of Paramount in Joinville, France, the site of the first sound film in Portuguese, Alberto Cavalcanti’s A canção do berço (1930). The text concludes with an analysis of the impact of the film in the Brazilian magazine Cinearte.

Key words: Alberto Cavalcanti, A canção do berço, Paramount, sound cinema, multiple-language version (MLV),

 

Fecha de recepción: 21/07/2016

Fecha de aceptación: 06/02/2017


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