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Estética do desaparecimento no cinema contemporâneo brasileiro

Camila Vieira da Silva

Resumen


O artigo propõe uma investigação acerca de uma estética do desaparecimento no cinema contemporâneo brasileiro, por meio da noção de traço, rastro e vestígio no visível. Novas produções audiovisuais brasileiras realizadas no início do século XXI apontam para a invenção de uma imagem que não deve apenas à evidência do visível, mas é também tocada por perdas, vazios, intermitências, desaparecimentos. É um tipo de cinema que produz uma dialética entre a presença e a ausência, capaz de superar tais dicotomias ao colocá-las em movimento no ato do olhar. Tal experiência vai de encontro à tradição do cinema nacional, marcado por efeitos de presença assegurados pela necessidade de representações histórico-sociais e por uma ideia de imagem de país.

Palavras-chave: desaparecimento, rastro, visível, estética, cinema brasileiro.

Resumen: El artículo propone una investigación acerca de una estética de la desaparición en el cine contemporáneo brasileño, por medio de la noción de rasgo, rastro y vestigio en lo visible. Las nuevas producciones audiovisuales brasileñas realizadas a principios del siglo XXI apuntan a la invención de una imagen que no sólo se debe a la evidencia de lo visible, sino que también es tocada por pérdidas, vacíos, intermitencias, desapariciones. Es un tipo de cine que produce una dialéctica entre la presencia y la ausencia, capaz de superar tales dicotomías al colocarlas en movimiento en el acto de la mirada. Tal experiencia va en contra de la tradición del cine nacional, marcado por efectos de presencia asegurados por la necesidad de representaciones históricosociales y por una idea de imagen de país.

Palabras clave: desaparición, rastro, visible, estética, cine brasileño.

Abstract: Deploying the notion of trace in the visible this article focuses on an aesthetics of disappearance in Brazilian contemporary cinema. Indeed, 21st century Brazilian audiovisual production points to the invention of an image which does not only bear witness to the visible, but also to losses, voids, intermittencies, and disappearances. By setting the act of looking into motion this cinema overcomes the dialectic between presence and absence, which runs counter to the traditional national cinema, marked by the effects of presence which arise from the need for socio-historic representations as well as an idea of the country's image.

Keywords: disappearance, trace, visible, aesthetics, Brazilian cinema.


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