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Mulheres em marcha: ocupando ruas e estradas latino-americanas no presente

Ramayana Lira de Sousa, Alessandra Soares Brandão

Resumen


Este artigo busca traçar uma geografia da caminhada/viagem de mulheres que se desenha como imagens de sobrevivência e reinvenção no cinema latino-americano recente. Analisando os filmes En la puta vida (Beatriz Flores Silva, Uruguai, 2001), Tan de repente (Diego Lerman, Argentina, 2002), Qué tan lejos (Tania Hermida, Equador, 2006), o percurso analítico solicita perceber, a partir das trajetórias individuais das protagonistas, em cada filme acessado, a possibilidade de construção de uma aliança de forças que opera uma dinâmica coletiva para fora dos filmes, compondo, em outras palavras, uma marcha de mulheres, silenciosa e potente.

Palavras-chave: marcha de mulheres, ocupação, sobrevivência, precariedade, cinema latino-americano.

Resumen: Este artículo busca trazar una geografía de la caminata/viaje de mujeres que se dibuja como imágenes de supervivencia y reinvención en el cine latinoamericano reciente. Analizando las películas En la puta  vida (Beatriz Flores Silva, Uruguay, 2001), Tan de repente (Diego Lerman, Argentina, 2002) y Qué tan lejos (Tania Hermida, Ecuador, 2006), el recorrido analítico solicita percibir, a partir de las trayectorias individuales de las protagonistas, en cada película accedida, la posibilidad de construir una alianza de fuerzas que opera una dinámica colectiva hacia fuera de las películas, componiendo, en otras palabras, una marcha de mujeres, silenciosa y potente.

Palabras clave: marcha de las mujeres, ocupación, supervivencia, precariedad, cine latinoamericano.

Abstract: This article aims at outlining a geography of women’s walking/journey in the images of survival and reinvention in recent Latin American cinema. En la puta vida (Beatriz Flores Silva, Uruguay, 2001), Tan de repente (Diego Lerman, Argentina, 2002), Qué tan lejos (Tania Hermida, Ecuador, 2006) are analyzed having as a central focus their protagonists' individual trajectory in order to assess the construction of alliances that operate a collective dynamics beyond the movies themselves, thus creating a women’s march, silent and potent.

Keywords: women’s march, occupy movements, survival, precarity, Latin American cinema.


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