A emulação da fotografia still em Diários de motocicleta

Autores/as

  • Sancler Ebert Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Brasil
  • Samuel Paiva Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Brasil

Resumen

Este artigo investiga a emulação da fotografia still em três sequências em preto e branco do filme Diários de motocicleta (Walter Salles, 2004). Partindo das diferenciações entre as duas mídias, fotografia e cinema, buscamos compreender como a utilização da primeira no cinema modifica a forma do filme, considerando questões do olhar, do tempo e da indicialidade.

Palavras-chave: fotografia, cinema, intermidialidade, Walter Salles, Diários de motocicleta.

Resumen: Este artículo examina la imitación de la fotografía fija en tres secuencias en blanco y negro del filme Diarios de motocicleta (Walter Salles, 2004). Partiendo de las diferencias entre ambos medios, fotografía y cine, se intenta comprender como la utilización de la fotografía en el cine modifica la forma del cine, en términos de la mirada, la temporalidad y la indicialidad.

Palabras-clave: fotografía, cine, intermedialidad, Walter Salles, Diarios de motocicleta.

Abstract: This article investigates the emulation of still photography in three black and white sequences of the film Motorcycle Diaries (Walter Salles, 2004). Based on the differences between the two media, photography and cinema, we seek to understand how the use of the first in the cinema modifies the film form, considering questions of the view, time and indiciality.

Key words: photography, cinema, intermidiality, Walter Salles, Motorcycle diaries.

Fecha de recepción: 01/12/2016

Fecha de aceptación: 01/06/2018

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sancler Ebert, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Brasil

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no qual defendeu a dissertação Fronteiras em discussão: Pensando as interações entre ficção e documentário em Diários de motocicleta por meio da intermidialidade (2016). Membro do grupo de estudos Cinemídia. Representante Discente do Conselho Deliberativo da Socine (2015-2017). E-mail: sanclerebert@yahoo.com.br

Samuel Paiva, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Brasil

Professor da área de Teoria e História do Audiovisual na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculado ao Departamento de Artes e Comunicação, onde atua no Curso de Imagem e Som e no Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som. E-mail: sampaiva@uol.com.br

Descargas

Publicado

12-12-2021

Cómo citar

Ebert, S., & Paiva, S. (2021). A emulação da fotografia still em Diários de motocicleta. Imagofagia, (18), 10–33. Recuperado a partir de https://asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/168
صندلی اداری سرور مجازی ایران Decentralized Exchange

Número

Sección

Presentes
فروشگاه اینترنتی صندلی اداری