O flashback e a narrativa não-linear subjetiva em Following (de Christopher Nolan)

Autores/as

  • Guilherme Jorge Huyer Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil
  • Bruno Leites Instituto Federal do Rio Grande do Sul Brasil
  • Alexandre Rocha da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil

Resumen

O presente artigo investiga o conceito da narrativa não linear subjetiva no cinema, tal qual identificado a partir dos estudos de autores como Elsaesser (2009), Eig (2003) e Panek (2006), que dissertaram sobre um grupo de filmes que investem em um modo específico de conceber narrativas não lineares de caráter subjetivo ao organizarem sua não linearidade de acordo com a situação mental de seus personagens. Tendo como foco os modos de utilização do flashback nesse contexto, foi escolhido o filme Following (Christopher Nolan, 1998), como objeto de análise, uma vez que ocorre nesta obra uma grande predominância de flashbacks empregados segundo as prerrogativas do modelo de narrativa não linear subjetiva.

Palavras-chave: narrativa cinematográfica, narrativa não linear, flashback, Following, Christopher Nolan.

Abstract: This article examines the concept of the subjective nonlinear narrative film, identified by Elsaesser (2009), Eig (2003) and Panek (2006), as movies that organize nonlinear narratives according to the mental state of its characters. Therefore, we shall analyze Following (Christopher Nolan, 1998) in terms of the flashbacks that subtend the subjective nonlinear narrative model.

Key words: cinematographic narrative, nonlinear narrative, flashback, Following, Christopher Nolan.

Data de recepção: 02/07/2017

Data de aceitação: 01/10/2017

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Guilherme Jorge Huyer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil

Graduado em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda na UFRGS. Crítico de cinema desde 2010 no site http://filak.com.br/, defendeu sua monografia de conclusão de curso em 2014, estudando o uso do flashback no cinema de narrativa não linear. Participa no grupo “GPESC – Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação” (UFRGS/RS). Tem interesse no estudo sobre a estruturação de narrativas não lineares no cinema. Contato: gjhuyer@gmail.com

Bruno Leites, Instituto Federal do Rio Grande do Sul Brasil

Professor EBTT no IFRS. Pesquisador na área de Cinema. Em 2017, defendeu a Tese “Quando a imagem faz sintoma: imagem-pulsão e neonaturalismo no cinema brasileiro dos anos 2000”, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Entre 2014 e 2015 realizou estágio doutoral no IRCAV, Sorbonne Nouvelle - Paris 3. Entre 2016 e 2017, foi professor substituto dos cursos de cinema da UFPel. É pesquisador associado aos seguintes grupos: “GPESC – Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação” (UFRGS/RS) e “GRUDES – Desdobramentos simbólicos do espaço urbano em narrativas audiovisuais” (UTP/PR). Também é produtor de audiovisual. Tem interesse nas seguintes áreas: cinema brasileiro, imagem, filosofia, narrativa e produção cultural. Atualmente é professor EBTT do IFRS, campus Alvorada, nos cursos técnicos de Produção de Áudio e Vídeo (integrado no Ensino Médio) e de Processos Fotográficos (subsequente). Contato: bleites2003@hotmail.com

Alexandre Rocha da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil

Pesquisador do CNPq (bolsista produtividade), professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Revista Intexto e coordenador  do Grupo de Pesquisa Semiótica da Comunicação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e do Diretório CNPq Semiótica e culturas da comunicação (GPESC). Contato: arsrocha@gmail.com

Descargas

Publicado

12-12-2021

Cómo citar

Jorge Huyer, G., Leites, B., & da Silva, A. R. (2021). O flashback e a narrativa não-linear subjetiva em Following (de Christopher Nolan). Imagofagia, (16), 190–215. Recuperado a partir de https://asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/251
صندلی اداری سرور مجازی ایران Decentralized Exchange

Número

Sección

Teorías
فروشگاه اینترنتی صندلی اداری