Ulisses (1982) e a fotografia no cinema de Agnès Varda

Autores/as

  • Tainah Negreiros de Souza Universidade de São Paulo Antigua and Barbuda

Resumen

A proposta do trabalho é analisar a presença da fotografia no filme Ulisses (1982), de Agnès Varda, e estabelecer uma conexão com seu filme mais recente, As Praias de Agnès (2008). Nessa análise, há um importante diálogo com as reflexões de Philippe Dubois sobre a fotografia (2012) e principalmente sobre a questão da distância como elemento constitutivo do dispositivo.

Palavras-Chave: Agnès Varda; Ulisses; As Praias de Agnès; Fotografia.

Abstract: The purpose of this study is to analyze the presence of photography in the film Ulysses (1982), directed by Agnès Varda, and establish a connection with her last movie The beaches of Agnès (2008). In this analysis, there is an important dialog with the reflections of Philippe Dubois about photography (2012) and especially on the issue of distance as a constitutive element.

Keywords: Agnès Varda; Ulysse; The Beaches of Agnès, Photography.

Data de recepção: 01/02/2016

Data de aceitação: 18/08/2016

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tainah Negreiros de Souza, Universidade de São Paulo Antigua and Barbuda

Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo e é doutoranda na mesma instituição com pesquisa sobre a relação entre Memória e História na obra da cineasta Agnès Varda. Contato: tainahrouche@gmail.com

Descargas

Publicado

12-12-2021

Cómo citar

Negreiros de Souza, T. (2021). Ulisses (1982) e a fotografia no cinema de Agnès Varda. Imagofagia, (14). Recuperado a partir de https://asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/332
صندلی اداری سرور مجازی ایران Decentralized Exchange

Número

Sección

Teorías
فروشگاه اینترنتی صندلی اداری