O som em filmes de falso found footage de horror latino-americanos

Autores/as

  • Rodrigo Carreiro Universidade Federal de Pernambuco Brasil

Resumen

O objetivo principal deste ensaio é examinar o sound design dos filmes de falso found footage de horror produzidos em países da América Latina, entre os anos de 2010 e 2014. A investigação pretende verificar qual o grau de obediência a (e, consequentemente, também o grau de desvio de) do conjunto de procedimentos técnicos de gravação, edição e mixagem de som desse tipo de filme, cuja padronização estética ocorreu a partir do ano de 2007. O eixo condutor da análise é a tensa conciliação, dentro da banda sonora de cada título, entre a legibilidade narrativa e a verossimilhança documental, princípios contraditórios, mas igualmente cruciais para a compreensão do enredo e para o estabelecimento do afeto do horror.

Palavras-chave: cinema de horror, found footage, documentário, América Latina, gênero fílmico.

Abstract: This article examines the sound design of eight fake found footage horror films produced in Latin America between 2011 and 2014. The research examines the degree to which these movies follow the conventions of the horror film since they are encoded as documentaries. The analysis is structured by the tense relationship between the contradictory principles of narrative readability and documentary verisimilitude, both of which are crucial to an understanding of the plot and the establishment of affect to produce horror.

Key words: horror film, found footage, documentary, Latin America, film genre.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Carreiro, Universidade Federal de Pernambuco Brasil

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco e do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFPE. Possui Doutorado e Mestrado em Comunicação pela UFPE. É Bacharel em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Atua principalmente nas áreas de teoria e história do cinema, com ênfase na análise fílmica, nos estudos dos gêneros fílmicos e nos estudos do som.

Descargas

Publicado

12-12-2021

Cómo citar

Carreiro, R. (2021). O som em filmes de falso found footage de horror latino-americanos. Imagofagia, (13). Recuperado a partir de https://asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/382
صندلی اداری سرور مجازی ایران Decentralized Exchange

Número

Sección

Dossier
فروشگاه اینترنتی صندلی اداری