A preservação audiovisual na América Latina

Autores/as

  • Andrea Cuarterolo https://uba.academia.edu/AndreaCuarterolo Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), Universidad de Buenos Aires (UBA) Argentina
  • Mateus Nagime Universidade Federal Fluminense Brasil

Resumen

Introdução ao dossiê " A preservação audiovisual na América Latina"

Resumen: Introducción al dossier "La preservación audiovisual en América Latina"

Abstract: Introduction to the dossier "The Audiovisual Preservation in Latin America”

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andrea Cuarterolo, https://uba.academia.edu/AndreaCuarterolo Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), Universidad de Buenos Aires (UBA) Argentina

Doutora em História e Teoria da Arte pela Universidade de Buenos Aires. Atualmente é pesquisadora adjunta do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) e é professora da Universidade de Buenos Aires. Sua especialidade é o estudo do cinema silencioso e fotografia na Argentina e na América Latina; é autora do livro De la foto al fotograma: Relaciones entre cine y fotografía en la Argentina 1840–1933 (CdF Ediciones, 2013) e co-editora dos volumes Pantallas transnacionales. El cine argentino y mexicano del período clásico (Imago Mundi/Cinemateca Nacional de México, 2017) e Diez miradas sobre el cine y audiovisual (Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras, UBA, 2018). Desde 2016 co-dirige o Centro de Investigaciones y Nuevos Estudios sobre Cine (CIyNE). É diretora, ao lado de Georgina Torello, da revista Vivomatografías (www.vivomatografias.com). E-mail: acuarterolo@gmail.com

Mateus Nagime, Universidade Federal Fluminense Brasil

Pesquisador e Preservador Audiovisual, com passagens pelo CTAv, Cinemateca do MAM e Cinemateca Brasileira. Membro da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA), fez parte da Diretoria entre 2013-2018. Graduado em Comunicação Social - Cinema e Vídeo pela Universidade Federal Fluminense com trabalho sobe Curadoria Cinematográfica, Mestre em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos, com dissertação sobre Cinema Queer no Brasil até 1950 e Mestrando em Estudos Olímpicos e Organização de Eventos Esportivos pela Universidade de Peloponeso e Academia Olímpica Internacional, em Olímpia e Sparta (Grécia), com tese em andamento sobre as relações entre esporte e audiovisual. Membro do Comitê Editorial da Imafogagia. Jornalista, é Editor e correspondente internacional do Surto Olímpico, tendo atuado como critico de cinema para vários veículos, e é Pesquisador Associado ao Athlete Ally. Foi também Curador de Mostras como New Queer Cinema e Cinema Mexicano Contemporâneo e membro do comitê de seleção do Cinesul, Mix Brasil e Festival Internacional de Curtas Kinoforum (sendo Coordenador dos Programas Brasileiros em 2017), além de ter organizado a edição do Rio de Janeiro do Home Movie Day em 2013. Professor de cursos sobre cinema brasileiro e preservação audiovisual. E-mail: nagime.mateus@gmail.com

Descargas

Publicado

12-12-2021

Cómo citar

Cuarterolo, A., & Nagime, M. . (2021). A preservação audiovisual na América Latina. Imagofagia, (22), 299–308. Recuperado a partir de https://asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/51
صندلی اداری سرور مجازی ایران Decentralized Exchange

Número

Sección

Dossier
فروشگاه اینترنتی صندلی اداری