De INSUD à Brukman: Inflexões políticas e estéticas no cine militante argentino.

Autores/as

  • Bruno Braga Rangel Villela

Resumen

Resumo: Este artigo procura refletir sobre dois momentos do cine militante argentino. Numa trajetória com pontos histórico-políticos marcados, acesa pelo Cordobazo (1969) e reacendida pelo Argentinazo (2001), o cine militante se inscreve como ponto de inflexão na história do cinema. Após a contextualização histórico-política da época, apresentamos e discutimos o trabalho de dois coletivos audiovisuais, um dos anos 1970, o Cine de la Base, e outro dos anos 2000, o Grupo de Boedo Films. Destacaremos desses coletivos duas obras, revendo intersecções, partilhas e atualizações na linguagem política e estética: Me matan si no trabajo y si trabajo me matan (1974) sobre a greve na fábrica INSUD e Obreras sin patrón (2002/2003) sobre a greve na fábrica Brukman. Caracterizado por uma “ética da urgência”, o cine militante procura sobreviver frente à ética da reflexividade e os regimes de performance do cinema documentário atual.

Palavras-chave: cine militante, Cine de la Base, Grupo de Boedo Films, urgência.

Abstract: This article focuses on two moments of Argentine militant cinema. As evidenced by the historical events that inspired the Cordobazo (1969) and the Argentinazo (2001), militant cinema can be seen as an inflection point in the history of cinema. After a historical-political contextualization, we discuss the work of two collectives: the 1970s Cine de la Base and the 2000s Grupo de Boedo Films. We discuss two films produced by these organizations and note their intersections, that is, similarities and developments in terms of their aesthetics and politics. Me matan si no trabajo y si trabajo me matan (1974), dwells on the strike at INSUD factory, and Obreras sin patrón (2002/2003), is based on the strike at the Brukman factory. Militant cinema's “ethics of urgency”, arises from the ethics of reflexivity and the performance regimes of current documentary.

Key words: militant cinema, Cine de la Base, Grupo de Boedo Films, urgency.

Fecha de recepción: 16/01/2014

Fecha de aceptación: 22/03/2014

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Braga Rangel Villela

Bruno Braga Rangel Villela é Mestre em Ciências da Integração da América Latina (ênfase em Comunicação e Cultura) pelo PROLAM-USP (Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina).  Possui Bacharelado (2006) e Licenciatura (2008) em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é roteirista da TV Cultura-Amazonas, pesquisador do Núcleo de Antropologia Visual da Universidade Federal do Amazonas (NAVI-UFAM) e professor contratado do curso de Tecnologia em Produção Audiovisual da Universidade do Estado do Amazonas.

Descargas

Publicado

12-12-2021

Cómo citar

Rangel Villela, B. B. (2021). De INSUD à Brukman: Inflexões políticas e estéticas no cine militante argentino. Imagofagia, (09). Recuperado a partir de https://asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/538
صندلی اداری سرور مجازی ایران Decentralized Exchange

Número

Sección

Pasados

Artículos más leídos del mismo autor/a

فروشگاه اینترنتی صندلی اداری