Nem Deus, nem o Diabo: Rosa na Terra do Sol

Autores/as

  • Marcio Telles
  • Alexandre Rocha da Silva

Resumen

Resumo: Em análises tradicionais de Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha, 1964), Rosa é personagem adjuvante. Ao alçá-la por procedimento desconstrucionista ao centro da narrativa, percebemos que é ela quem dita as regras da ação fílmica e das transformações por que passam os demais personagens. Tais semioses permitem perceber novos arranjos de sentidos imanentes à obra e compreender como desde seus primeiros filmes Glauber criava personagens cuja ação transcendia o papel habitualmente conferido às mulheres.

Palavras-chave: Cinema, Cinema Brasileiro, Glauber Rocha, Semiótica, Desconstrução.

Abstract: Traditional analysis of Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha, 1964), show that Rosa is defined as a helper character. By placing her at the center of the narrative through a deconstructionist approach, it becomes apparent that she decides filmic actions as well as the transformations experienced by other characters. This semiotic breakthrough sheds light on the film’s inherent meaning and allows us to understand that even in his earliest films Glauber created characters whose actions transcended the usual roles afforded to women.

Key words: Brazilian cinema, Glauber Rocha, Semiotics, Deconstruction.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcio Telles

Marcio Telles é graduado em Comunicação Social – habilitação Jornalismo e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Alexandre Rocha da Silva

Alexandre Rocha da Silva é pós-doutor pela Universidade de Paris III/Sorbonne Nouvelle. É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é vice-coordenador do Grupo de Pesquisa Semiótica da Comunicação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Descargas

Publicado

12-12-2021

Cómo citar

Telles, M., & Rocha da Silva, A. (2021). Nem Deus, nem o Diabo: Rosa na Terra do Sol. Imagofagia, (05). Recuperado a partir de https://asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/679
صندلی اداری سرور مجازی ایران Decentralized Exchange

Número

Sección

Pasados
فروشگاه اینترنتی صندلی اداری