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Hamlet Remixado: a coexistência dos tempos e as situações performativas contemporâneas

Damyler Cunha

Resumen


Resumo:A partir da análise de algumas performances audiovisuais do passado, dois grandes caminhos são propostos para as situações performativas contemporâneas neste artigo: um vai em direção à concretude das relações e se posiciona contra a abstração das relações impostas pelos dispositivos de documentação e telefonia modernos; o outro trilha caminhos para abrir a possibilidade de um mundo habitável na condição de escancarar o processo de seleção, programação e reprogramação contidos na recriação de imagens e sons que orbitam na coexistência entre um tempo passado e um efeito de presença, e que transformados abrem para a possibilidade de existência no futuro. Neste sentido, destacamos o gesto de recriação do The Wooster Group que parece se encaixar perfeitamente neste estado contemporâneo das artes. Gesto que não deixa de ter que lidar com o seu próprio “malogro”, colocando em risco performers e espectadores que se dispõem a vivenciar uma continuidade do presente.

 

Palavras-chaves: performance, audiovisual, dispositivo, tempo real, ao vivo.

 

Abstract: This article articulates two main options based on an analysis of audiovisual performances of the past. One option affirms the concreteness of relationships against the abstraction of relationships based on modern media including phone devices. The other option is open to the possibility of a habitable world provided we engage in a process of selection, programming and reprogramming of contents by recreating images and sounds surrounding the coexistence of a past and a present effect, since this transformation opens the possibility of existence in the future. In this sense, we underscore The Wooster Group's gesture of re-creation that seems to embody this state of contemporary art. Nonetheless, this gesture still deals with its own "failure", by putting performers and spectators ready to experience the continuity of the present at risk.

 

Key words: performance, audiovisual, arrangements, real time, live.

 

Fecha de recepción: 31/01/2015

 

Fecha de aceptación: 05/04/2015


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