André Bazin e o plano-sequência do neo-realismo italiano: flutuações entre a experiência da realidade e ficção do personagem Umberto D

Autores/as

  • Mauro Luciano Souza de Araújo

Resumen

Resumo: Vista com olhos de hoje, a relevância maior dos primeiros usos do plano-sequência, uso este alertado por Bazin, é o início do planejamento moderno no cinema – a elaboração de um plano fotogênico, porém impuro, revelador, auto-suficiente e crítico como iniciador da modernidade do audiovisual. Por isso também a importância de remeter-se aos escritos bazinianos, na intenção de compreender as relações possíveis entre tempo e espaço, e as mudanças de perspectiva entre a versão clássica e moderna no cinema. A observação aqui feita tem como foco a relação entre o personagem, as nuances do cruzamento entre ficção e documentário, e a composição desses parâmetros no filme moderno.

Palavras-chave: Cinema-tempo; Duração; Modernização; Plano-sequência

Abstract: From a contemporary perspective, yet as previously noted by André Bazin, the initial use of the long-take (or long-shot) heralded the beginning of modern cinema. The production of an impure, revealing, and self-sufficient shot is critical to the inception of audiovisual modernity. Therefore, re-reading Bazin is fundamental to understand the relationship between time and space, as well as the changes in perspective between the classic and modern modes of cinema. This article focuses on the nuances regarding the crossover between fiction and non-fiction, its effect on characterization, as well as the establishment of these parameters in modern film.

Keywords: Time-image; Duration; Modernization; Sequence plan.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mauro Luciano Souza de Araújo

Mauro Luciano Souza de Araújo. Mestre em Imagem e Som pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, pesquisador FAPESP, especialista em Ética e Epistemologia pelo departamento de Filosofia da UFS – Universidade Federal de Sergipe.

Descargas

Publicado

12-12-2021

Cómo citar

Souza de Araújo, M. L. (2021). André Bazin e o plano-sequência do neo-realismo italiano: flutuações entre a experiência da realidade e ficção do personagem Umberto D. Imagofagia, (04). Recuperado a partir de https://asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/723
صندلی اداری سرور مجازی ایران Decentralized Exchange

Número

Sección

Teorías
فروشگاه اینترنتی صندلی اداری