A fabulação intervalar das imagens em Jacques Rancière

Autores/as

  • Ângela Cristina Salgueiro Marques Universidad Federal de Minas Gerais (UFMG) Brasil
  • Luis Mauro Sá Martino Faculdade Cásper Líbero (SP) Brasil

Resumen

Resumo: Este texto pretende explorar algumas das contribuições feitas por Jacques Rancière para uma reflexão acerca da imagem, trazendo, a partir de suas obras e textos recentes, os conceitos de fabulação, devaneio (rêverie), cena de dissenso, momento qualquer (moment quelconque) e intervalo (écart). Nosso intuito é evidenciar como Rancière demonstra, a partir de reflexões acerca do cinema e da fotografia, o trabalho e a agência das imagens na construção de imprevistos, de relações entre mundos e temporalidades heterogêneas, na redisposição de regimes de visibilidade e legibilidade que configuram a experiência.

Palavras-chave: imagem, intervalo, cenas de dissenso, fabulação, Jacques Rancière.

La fabulación intervalar de las imágenes en Jacques Rancière

Resumen: Este texto pretende explorar algunas de las aportaciones de Jacques Rancière para una reflexión sobre la imagen, trayendo, desde sus obras y textos recientes, los conceptos de fabulación, ensueño (rêverie), escena disidente, cualquiera momento (moment quelconque) e intervalo (écart). Nuestro objetivo es mostrar cómo Rancière demuestra, a partir de reflexiones sobre el cine y la fotografía, el trabajo y agencia de las imágenes en la construcción de imprevistos, de relaciones entre mundos y temporalidades heterogéneas, en la redisposición de regímenes de visibilidad y legibilidad que configuran la experiencia.

Palabras clave: imagen, intervalo, escenas de disenso, fabulación, Jacques Rancière.

The interval fabulation of images in Jacques Rancière

Abstract: The aim of this text is to explore some of the contributions made by Jacques Rancière for a reflection on the image, bringing, from his recent works and texts, the concepts of fabulation, reverie (rêverie), scene of dissension, random moment (moment quelconque) and interval (écart). Our aim is to show how Rancière demonstrates, based on reflections about cinema and photography, the work and agency of images in the construction of unforeseen events, of relations between worlds and heterogeneous temporalities, in the redisposition of regimes of visibility and legibility that configure the experience.

Key words: image, interval, dissensus scenes, fabulation, Jacques Rancière.

Data de recepção: 14/01/2021

Data de aceitação: 21/06/2021

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ângela Cristina Salgueiro Marques, Universidad Federal de Minas Gerais (UFMG) Brasil

Professora associada do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Doutora em Comunicação Social pela UFMG, pós-doutora pela Université Stedhal, Grenoble III. Contato: angelasalgueiro@gmail.com

Luis Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero (SP) Brasil

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero e pesquisador da Faculdade Cásper Líbero, SP. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Foi pesquisador-bolsista na Universidade de East Anglia, na Inglaterra. Contato: lmsamartino@gmail.com

Descargas

Publicado

11-12-2021

Cómo citar

Salgueiro Marques, Ângela C., & Sá Martino, . L. M. (2021). A fabulação intervalar das imagens em Jacques Rancière. Imagofagia, (24), 466–502. Recuperado a partir de https://asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/833
صندلی اداری سرور مجازی ایران Decentralized Exchange

Número

Sección

Teorías
فروشگاه اینترنتی صندلی اداری