A dança dos fotogramas: o corpo da imagem em Decasia

Autores/as

  • Andrea C Scansani Universidade de São Paulo Universidade Federal de Santa Catarina Brasil

Resumen

Este artigo investiga as particularidades fotográficas de Decasia (2001), obra multimídia de Bill Morrison, com o propósito de abordar sua potência no cotejo com o Atlas Mnemosyne de Aby Warburg. Em ambos, a imagem –constituída de tempo e memória– reitera-se para além de sua existência física ou de seu conteúdo informativo. Desta forma, colocaremos em questão aspectos eminentemente materiais da imagem cinematográfica para discutirmos a dinâmica da coexistência indissolúvel entre materialidade e imaterialidade na construção do corpo fílmico.

Palavras-chave: fotografia cinematográfica, materialidade da imagem, teoria da imagem, Aby Warburg, Bill Morrison.

Abstract: This article looks into the photographic particularities of Decasia (2001), a multimedia work by Bill Morrison, in order to bring out its potentials in a parallel with the Mnemosyne Atlas of Aby Warburg. Their images –composed of time and memory –reiterate themselves beyond its physical existence or its information content. Thus, the eminently material aspects of the cinematographic image will guide the discussion on the dynamics of the indissoluble coexistence of materiality and immateriality in the construction of filmic body.

Key words: cinematography, image materiality, image theory, Aby Warburg, Bill Morrison

Data de recepção: 14/11/2015

Data de aceitação: 26/06/2016

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andrea C Scansani, Universidade de São Paulo Universidade Federal de Santa Catarina Brasil

Professora do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP; mestre em Multimeios/Cinema pelo Instituto de Artes da UNICAMP; especializada em Fotografia Cinematográfica pela Academia de Cinema e Drama de Budapeste/Hungria; graduada em Cinema com especialização em Fotografia Cinematográfica pela ECA/USP e formada em Fotografia pelo Núcleo Permanente de Formação em Linguagem Fotográfica da União dos Fotógrafos do Estado de São Paulo. Área de pesquisa e atuação: materialidade da imagem, corpo e câmera, hibridismos foto-cinematográficos, direção de fotografia e processos fotográficos alternativos.

Descargas

Publicado

12-12-2021

Cómo citar

Scansani, A. C. (2021). A dança dos fotogramas: o corpo da imagem em Decasia. Imagofagia, (14). Recuperado a partir de https://asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/323
سرور مجازی ایران Decentralized Exchange

Número

Sección

Presentes
فروشگاه اینترنتی