A história da MPB em documentários musicais: canção, biografia e Bossa Nova
Resumen
O artigo examina as figurações da escrita da história a partir das possibilidades do gênero biográfico na narrativa audiovisual com a análise dos documentários musicais Vinicius (Miguel Faria Júnior, 2005) e A música segundo Tom Jobim (Dora Jobim e Nelson Pereira dos Santos, 2011). Este estudo busca discutir a importância da trilha musical como documento histórico e artístico nos retratos de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, expoentes da Bossa Nova. Esta pesquisa possui como base uma perspectiva analítica ao investigar as narrativas sobre personagens que são músicos, compositores e intérpretes da MPB, tecendo entrelaçamentos teóricos e reflexivos sobre o ato biográfico na produção de documentários, em particular em suas construções sonoras e musicais afinadas às suas pesquisas históricas.
Palavras-chave: Biografia, estudos do som, história e audiovisual, história da MPB, análise fílmica.
Abstract: The article examines the figurations of historical writing based on the biographical genre in audiovisual narrative through the analysis of two musical documentaries: Miguel Faria Jr.’s Vinicius (2005) and Dora Jobim and Nelson Pereira dos Santos’s A música segundo Tom Jobim (2011). It then discusses the importance of music as a historical and artistic document in the portrayal of Bossa Nova figures Vinicius de Moraes and Tom Jobim. This research is based on an analysis of narratives about musicians, composers and performers of MPB, which interrelates theoretical and reflexive approaches about the construction of biographies in the production of documentaries, particularly regarding the way sound and musical constructs are tuned into their historical contexts.
Keywords: biography, sound studies, history and audio-visual, MPB history, film analysis.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Imagofagia adhiere a las diferentes iniciativas que promueven el acceso libre al conocimiento, por lo que todos los contenidos de la revista son de acceso libre y gratuito según la política de Creative-Commons de tipo Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0.
Los autores conservarán la propiedad intelectual de los trabajos y concederán a Imagofagia el derecho de su primera publicación bajo las condiciones de dicha política. El envío de cualquier colaboración a la revista implica la aceptación de lo establecido en este documento y la autorización al Comité Editorial para incluirlo en su página electrónica, reimpresiones, colecciones y en cualquier otro medio que permita lograr una mayor y mejor difusión de la publicación.
Luego de su publicación en Imagofagia, los autores podrán republicar sus trabajos o distribuirlos libremente en forma electrónica mencionando su aparición inicial en esta revista.