O Surrealismo e o confinamento em O Anjo exterminador, de Luis Buñuel

Autores/as

  • Beatriz D’Angelo Braz

Resumen

Resumo: Luis Buñuel é um cineasta notável na história do cinema. Célebre por sua  parceria com  Salvador  Dali,  seus  filmes  possuem  traços  distintivos  que  evidenciam a forma única com que o cineasta expunha sua visão de mundo.
Provocador, irônico, com humor ácido e muitas vezes negro, Buñuel expunha  em muitos de seus filmes sua crítica à sociedade e à burguesia, por meio de seu diálogo com o Surrealismo, em que o absurdo, o onírico e excêntrico são introduzidos  na  narrativa.  Entre  tantas  produções  memoráveis,  neste  artigo focou-se O Anjo Exterminador(México, 1962), uma vez que este filme destacase  como  um  divisor  de  águas  na  produção de  Buñuel, reunindo  elementos  e leitmotivcaracterísticos do diretor. Em função disso, nesse trabalho, buscou-se analisar  esse  filme,  comparando-o  às  demais  produções  do  diretor, especialmente no tocante ao Surrealismo e ao confinamento como constantes na produção de Luis Buñuel.

Palavras-chave:Cinema, Luis Buñuel, Surrealismo, confinamento.

Abstract:  Luis Buñuel is a remarkable filmmaker in the history of film. Famous for  his  partnership  with  Salvador  Dali,  his films  have  distinctive  features  that show  the  unique  way  in  which  the  filmmaker  would  expose  his  world  view.
Provocative, ironic and  full of  caustic humor, Buñuel presented in many of his films his criticism over the society and the bourgeoisie by means of his dialogue with Surrealism, in which the absurd, oneiric and eccentric are introduced in the narrative. Amongst many memorable productions, in this article we focused on The  Exterminating  Angel (Mexico,  1962),  since  this  film  stands  out  as  a watershed  in  Buñuel’s  film  production,  gathering  elements  and  leitmotivs  that are characteristic of the director. Therefore, in this work, we sought to analyze this  film,  comparing it  with his  other  films,  especially in regards  to  Surrealism and confinement, which are constant elements in Luis Buñuel’s film production.

Key words:cinema, Luis Buñuel, surrealism, confinement.

Fecha de recepción: 17/02/2015
Fecha de aceptación:09/09/2015

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Biografía del autor/a

Beatriz D’Angelo Braz

Beatriz D’Angelo Braz é Bacharel em Letras, com habilitação em Francês e Português, pela Universidade  de  São  Paulo,  e  em  Comunicação  Social,  com  habilitação  em  Cinema,  pela Fundação  Armando  Alvares  Penteado.  É   mestre  em  Multimeios  pelo  Instituto  de  Artes  da Unicamp.  Desenvolveu  pesquisa  de  Iniciação  Científica  com  apoio  da  Fapesp  sobre  O  Anjo Exterminador, de  Luis  Buñuel,  a  qual  resultou  no  presente  texto.

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Publicado

12-12-2021

Cómo citar

D’Angelo Braz, B. (2021). O Surrealismo e o confinamento em O Anjo exterminador, de Luis Buñuel. Imagofagia, (12). Recuperado a partir de https://asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/408
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