Método fílmico e estética em Marta Rodríguez e Jorge Silva
Resumen
Resumo: A documentarista Marta Rodríguez possui uma singular obra que aborda relevantes questões da sociedade colombiana desde os anos 1960.
Com formação em sociologia e antropologia, estuda cinema com Jean Rouch e realiza, ao lado do fotógrafo Jorge Silva, filmes nos quais desenvolve um método próprio, que associa a militância política com a observação participante antropológica. No entanto, é possível afirmar a existência de duas linhas gerais em sua obra: 1) filmes marcados pelo método ímpar de trabalho construído por ela e Silva a partir da convivência com as comunidades retratadas e 2) filmes marcados pela urgência. Ambas se inter-relacionam. Posto isso, são pertinentes as seguintes questões: 1) existem diferenças estéticas entre as
duas vertentes mencionadas acima?; 2) que transformações estéticas existem, em linhas gerais, na obra de Rodríguez e Silva?;3) é possível identificar algum traço em comum em todos esses filmes?
Palavras-chave: método fílmico, estética, Marta Rodríguez, Jorge Silva, documentário.
Abstract: Documentarist Marta Rodríguez's significant work addresses relevant questions of Colombian society since the 1960s. Her trainingin sociology and anthropology, as well in cinema with Jean Rouch, allowed her to developtogether with photographer Jorge Silva, a method that combines political activism with anthropological participant observation. However, two main lines can be identified in her work: 1) films marked by their unique method produced while they lived with the communities portrayed, and; 2) films defined by urgency. Since both lines are interrelated, this paper analyzes the following questions: 1) are thereaesthetic differences between the two aforementioned aspects?; 2) which aesthetic transformations can be discerned in the work of Rodríguez and Silva ?; and 3) do all of their movies share common traits?
Keywords: Filmic method, aesthetics, Marta Rodríguez, Jorge Silva, documentary.
Fecha de recepción: 16/06/2015
Fecha de aceptación: 28/09/2015
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