Mulheres que se (co)movem: cartografias queer latino-americanas
Resumen
Resumo: A heterogeneidade da América Latina abarca interseções de fluxos transfonteiriços, transculturais e translocais, possibilitando a transformação de subjetividades e pontos de vista. Esta proposta procura aproximar três obras latino-americanas através dos espaços não-heteronormativos que as personagens principais constroem em seus movimentos. As trajetórias das protagonistas de O Céu de Suely (Brasil), El Niño Pez (Argentina) e La Teta Asustada (Peru) figuram laços afetivos que desenham “mapas de possíveis”, borrando as fronteiras entre diferença e identidade, inclusão e exclusão, problematizando a relação entre pertencimento e desenraizamento - binarismo que caracteriza o cinema clássico e que inscreve um lugar “próprio” para o gênero - trazendo à tona os movimentos de des/re/territorialização do desejo e dos afetos. Busca-se acompanhar as cartografias desejantes dessas personagens que permitem que espectadore/as atravessem suas próprias especificidades culturais através da narrativa e oferecem um espaço de imaginação de formas potenciais de vida, ensaiando o novo.
Palavras-chave: Queer, gênero, afeto, cinema latina-mericano contemporâneo.
Abstract: Latin American heterogeneity encompasses the cross over of transborder, transcultural, and translocal fluxes, thus enabling the transformation of subjectivities and points of view. This article compares the non-heteronormative spaces constructed by the lead characters of three Latin American films. The protagonists’ trajectories in O Céu de Suely (Brasil), El Niño Pez(Argentina) and La Teta Asustada (Peru) depict affective bonds that draw “maps of possibles”, blurring the border between difference and identity, inclusion and exclusion, thus problematizing the relationship between belonging and uprootedness - a binary structure that characterises classical cinema and inscribes a “proper” place for genders - and bringing to the fore movements of de/re/territorialization of desire and affect. This article follows the characters’ desiring cartographies which allow spectators to cross over their own cultural specificities and open up a space for imag(in)ing potencial and new ways of life.
Keywords: Queer, gender, affect, Contemporary Latin American Cinema.
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