As esposas da comédia: ilusões de gênero em WandaVision e Kevin Can Fuck Himself

Autores

  • Lucas Gagliardi Universidad Nacional de La Plata

Palavras-chave:

sitcom, género televisivo, metatelevisión, representación femenina, rol de género

Resumo

As sitcoms de televisão do mundo anglófono têm servido como uma fórmula popular e duradoura. Com suas seis décadas de história, o gênero condensou crenças, avaliações, ideologia e temas relevantes. Duas séries lançadas em 2021, WandaVision e Kevin Can Fuck Himself, fazem uso de um conjunto de convenções de sitcom para interrogar as maneiras como esse formato estabelece uma maneira de olhar. Mesmo com suas diferenças, as duas produções fazem um questionamento crítico sobre o gênero, suas promessas e ilusões sobre a família americana e, principalmente, o papel da esposa. Por meio da análise de conteúdo, exploramos a maneira como essas duas séries reescrevem o gênero sitcom e revisamos os problemas de representação na tela e no olhar dos telespectadores.

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Biografia do Autor

Lucas Gagliardi, Universidad Nacional de La Plata

Graduado de la carrera de Letras por la Universidad Nacional de La Plata, Especialista Docente de Nivel Superior en Escritura y Literatura por el Instituto Nacional de Formación Docente y maestrando en Literatura Comparada por la UNLP. Se desempeña como profesor en institutos de formación docente y escuelas secundarias. Ha participado en proyectos de investigación sobre archivos de escritores y literatura en lengua inglesa. E-mail: luke_in_spanish@yahoo.com.ar

Publicado

2022-06-07

Como Citar

Gagliardi, L. (2022). As esposas da comédia: ilusões de gênero em WandaVision e Kevin Can Fuck Himself. Imagofagia, (25), 8–32. Recuperado de https://asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/855
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