Alberto Olmedo: la apoteosis del chanta

Autores

  • Lucía Rodríguez Riva Universidad de Buenos Aires Universidad Nacional de las Artes CONICET

Palavras-chave:

chanta, actor popular, televisión, Alberto Olmedo, cultura popular

Resumo

Alberto Olmedo é uma figura emblemática da cultura popular argentina da segunda metade do século 20. Olmedo foi um ator intuitivo que desenvolveu sua carreira principalmente na televisão, plataforma que o contribui a sua passagem bem sucedida ao cinema e ao teatro. A ideia de que alcançou o sucesso por causa de uma combinação de astúcia e oportunidades marcou o seu estilo. É assim que sua história pessoal se relaciona com sua figura pública e suas qualidades de ator, associando-se a um tipo particular de personagem do cinema e das artes narrativas da Argentina: o “chanta” (malandro). Este tipo de personagem caracteriza-se pelo engano por meio de jogos de encenação e interpretação, com o objetivo de obter algum benefício imediato. Aqui analiso dois elementos de vasta obra de Olmedo para explicar como é que funcionava essa associação: os esquetes "Grotowski e Stanislavski" e "El Manosanta", além da adaptação cinematográfica deste último.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucía Rodríguez Riva, Universidad de Buenos Aires Universidad Nacional de las Artes CONICET

Doctora en Historia y Teoría de las Artes (Universidad de Buenos Aires). Se desempeña como Docente de “Historia del Cine Latinoamericano y Argentino” en la UBA y en la Universidad Nacional de las Artes. Es titular de la asignatura “Historia del cine, la televisión y nuevos medios” en Fundación SAGAI. Fue becaria doctoral de CONICET. Compiladora y autora de los libros Diálogos cinematográficos entre España y Argentina. Música, estrellas y escenarios compartidos (1930-1969) (2019) y 30-50-70. Conformación, crisis y renovación del cine industrial argentino y latinoamericano (2014).  E-mail: lurodriguezriva@gmail.com

Publicado

2023-04-13

Como Citar

Rodríguez Riva, L. . (2023). Alberto Olmedo: la apoteosis del chanta. Imagofagia, (27), 206–231. Recuperado de https://asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/949
صندلی اداری سرور مجازی ایران Decentralized Exchange

Edição

Seção

Concurso Di Núbila
فروشگاه اینترنتی صندلی اداری