Cine expandido argentino: indagar los archivos para desarrollar nuevas narraciones sobre el pasado

Autores

  • Pablo Salvador Boido Universidad de Buenos Aires

Palavras-chave:

cine expandido , archivo fílmico, historia del cine argentino, historia argentina, instalación cinematográfica

Resumo

Neste ensaio proponho uma viagem através de um fenómeno recente na Argentina: o cinema expandido (Youngblood). No meu itinerário vou ligar este formato de filme em particular com as práticas de arquivo. Para tal, analisarei um corpus de obras agrupadas a partir do cruzamento particular entre o cinema de arquivo e o cinema de exibição, e centrar-me-ei nas obras mais significativas neste campo, a fim de poder dar conta das inovações que propõem quando se trata de pensar o cinema. Neste sentido, proponho uma amostra de obras que são compostas a partir de diferentes documentos do passado, mas analiso principalmente a prática da remontagem do arquivo cinematográfico. Veremos como este cinema a vir (Bullot) instalado, híbrido ou anfíbio, explora novos formatos que cruzam o cinema com a galeria de arte, exibindo uma poética singular. Isto é notável pela sua capacidade de interrogar os arquivos e desenvolver novas narrativas sobre o passado recente. A partir de múltiplos gestos, estes cineastas expandidos propõem múltiplas deslocações para pensar sobre narrativas históricas, e aí reside o seu poder poético-político.

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Biografia do Autor

Pablo Salvador Boido, Universidad de Buenos Aires

Becario Doctoral en Historia y Teoría de las Artes (U.B.A.). Es Licenciado en Artes (UBA), forma parte del Instituto de Artes del Espectáculo de la Facultad de Filosofía y Letras (UBA) y es integrante del proyecto UBACyT “Nuevas modernidades. El discurso audiovisual en la escena social contemporánea” y del PICTO “Mundos fuera de sí: intermedialidad en las artes, la literatura y la curaduría argentina contemporáneas”. E-mail: pablo.boido@gmail.com

Publicado

2023-04-13

Como Citar

Boido, P. S. (2023). Cine expandido argentino: indagar los archivos para desarrollar nuevas narraciones sobre el pasado. Imagofagia, (27), 182–205. Recuperado de https://asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/963
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