Cinema digital e morfogênese

entre o discreto e o contínuo

Autores

Palavras-chave:

semiótica, índice, digitalización, animación

Resumo

Este artigo desenvolve as particularidades da geração de formas visuais no cinema digital em oposição às do cinema analógico. Para isso, considera-se que o próprio do cinema é menos o registro confiável da realidade do que a morfogênese, a produção de formas animadas a partir de uma exibição tricotômica segundo a concepção de Adrian Ivakhiv. Consequentemente, as diferenças e sobreposições são conceituadas a partir da ideia de indicialidade, lendo em paralelo o modelo morfogenético proposto e a cosmologia, também tricotômica, de C. S. Peirce. Isso nos leva a considerar as relações entre os campos do discreto e do contínuo segundo a hipótese de que a morfogênese no cinema analógico corresponde a um processo de moldagem, enquanto no digital corresponde a um processo de modulação.

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Biografia do Autor

Ezequiel Iván Duarte, Instituto de Investigaciones en Comunicación, Facultad de Periodismo y Comunicación Social, Universidad Nacional de La Plata

Becario posdoctoral de la Universidad Nacional de La Plata. Ha publicado artículos sobre cine en revistas académicas y especializadas. Ha co-editado el libro La imagen primigenia: un enfoque multidisciplinar del cine (Editorial Malisia), y ha contribuido a los volúmenes Giallo: crimen, sexualidad y estilo en el cine de género italiano (Editorial Rutemberg), Jorge Acha: una eztetyka sudaka (Ítaca Ediciones) y Paisajes opacos: sobre las nubes en el cine (Taipei Libros). Ha investigado sobre la obra de Jorge Acha y sobre las imágenes audiovisuales digitales desde una perspectiva ecológica y semiótica. E-mail: ezequieldriver8@gmail.com

Publicado

2023-04-13

Como Citar

Duarte, E. I. (2023). Cinema digital e morfogênese: entre o discreto e o contínuo. Imagofagia, (27), 94–114. Recuperado de https://asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/911
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